Olá, primavera!! Perséfone, finalmente, voltou para sua mãe!

jardin-japones-1

Pois é, gente, a primavera está chegando!! Aqui no Brasil a primavera começa no dia 23 de setembro, isso mesmo, amanhã!! Eu sei que não vivemos as estações do ano de forma definida, principalmente na minha cidade, de todo modo, eu gosto da primavera. Gosto do romantismo que vem junto com ela, e gosto do mês de setembro porque é o meu mês. Quando falam em primavera, eu penso na Holanda e em suas belíssimas tulipas, sinceramente, até pensei em colocar uma foto do famoso Parque de Tulipas na Holanda, mas pensando bem, não é primavera no Hemisfério Norte, então, a foto acima é do Jardim Japonês em Buenos Aires, retirada desse site.

O interessante da primavera é que eu sempre lembro de uma historinha. Hoje nós sabemos perfeitamente que o ano tem quatro estações (primavera, verão, outono e inferno). Sabemos também, com o desenvolvimento da ciência e das pesquisas científicas, que a Terra gira em torno de si mesma e em torno do sol, isso combinado ao eixo de inclinação que a Terra possui ao girar em torno do sol gera a mudança das estações a cada três meses. Certo, disso nós sabemos, ou podemos saber em uma breve pesquisa no Google. Mas você já parou para pensar o quão estranho poderia ser para um homem na Grécia Antiga, aproximadamente no século VIII a. c., observar as mudanças nas estações do ano sem saber explicar como e porquê isso acontecia?

E assim surgem os mitos, meus queridos!!

Bem, esse mito que vou contar agora surgiu dessa necessidade que o homem tem não só de contar histórias, e assim propagar seus conhecimentos para os demais, mas também da necessidade de explicar fenômenos.

Vocês devem ter se perguntado quem é Perséfone e porque ela voltou para a mãe. Caso tenham notado, o título da postagem é “Olá, primavera!! Perséfone, finalmente, voltou para a sua mãe!”. Acontece que os gregos tinham um mito específico para explicar como começa a primavera. Nosso mito começa com a deusa Deméter (Ceres para os romanos), Deméter é a deusa das estações do ano e das colheitas. Ela tem uma linda filha chamada Perséfone.

No princípio, era sempre primavera, pois Deméter estava sempre a proteger as colheitas. Porém, um dia, Hades (Plutão para os romanos) – deus do Hades, aquele que governa sob os mortos – ao caminhar pela Terra, se depara com a bela Perséfone. Hades é conhecido por ser frio e solitário, mas ao conhecer a filha de Deméter, Hades se apaixona perdidamente. Deméter, por sua vez, por ser muito ligada à filha, não aceita a união dos dois por saber que Perséfone passaria a viver no Hades (mundo subterrâneo). Sem conseguir chegar a um acordo e já não aguentando mais ficar longe de sua amada, Hades rapta Perséfone e casa com ela.

Ao saber disso, Deméter fica desolada, deixa de vigiar os campo e as flores passam a morrer. Sem a proteção da deusa, os frutos não crescem mais e Zeus (Júpiter para os romanos) observa os seres humanos morrerem de fome. Diante dessa situação, Zeus propõe um acordo: durante 6 meses do ano Perséfone ficaria com Hades, durante esse tempo, Deméter entristecida e com saudades da filha deixa de cumprir suas obrigações, então é o inverno e o outono, pois nada cresce e as flores morrer; e os outros 6 meses do ano, Perséfone fica com a mãe, nesse período, Deméter feliz por rever a filha, tudo volta a florescer e a crescer nos campos, então é a primavera e o verão.

E assim os gregos explicam o surgimento da primavera. Na primavera, os gregos não comemoravam só o renascer das flores e as colheitas, comemoravam também a volta de Perséfone para sua mãe. O mito de Perséfone e Hades é um dos meus preferidos, a história é linda e vale a pena ler o mito na integra, é claro que aqui eu fiz um resumo. A mitologia grega é algo que sempre me fascinou muito, como já dizia tão bem Fernando Pessoa, em seu poema Mensagem, “mito é o nada que é tudo”.

E vocês? Gostaram do mito de Perséfone? O que acharam?

Não deixem de comentar ;D

2 comentários em “Olá, primavera!! Perséfone, finalmente, voltou para sua mãe!

    1. Olá, Kim!!
      Bem, eu li esse mito em um livro chamado “A sabedoria dos mitos gregos” de Luc Ferry.
      Porém, dando uma olhada na internet, achei esse site que conta um pouco a história de Hades e de como ele se apaixonou por Perséfone: http://virtualiaomanifesto.blogspot.com.br/2008/09/hades-e-persfone-primavera-adormecida_17.html
      Fiquei feliz em saber que você se interessou por conhecer mais sobre esse mito, espero que goste. E estou planejando contar outros aqui. O que você acha?

      Curtir

Deixe um comentário